sábado, 16 de julho de 2011

Meliponicultura: Criação de Abelhas Indígenas sem Ferrão
Os Meliponíneos se caracterizam por não construírem células reais. Todas as rainhas, operárias e machos, nascem e se desenvolvem, até o estágio adulto, dentro de células de cria de igual tamanho. As células de cria e os depósitos de alimentos são construídos pelas abelhas com cera ou cerume. O cerume é uma mistura de cera pura e branca, secretada pelas abelhas misturado ao própolis (resina) coletado das plantas.

Abelha Uruçú – Melípona Scutellaris
.
URUÇÚ NORDESTINA: As abelhas estão em coleta de néctar, que é a matéria prima para a produção do mel.
ENTRADA “Boca de Cravo”: Possui um orifício no centro e raias de barro ou geoprópolis (resina + barro).ENTRADA DUPLA: Estas entradas pertencem a um mesmo cortiço, porém existem casos onde cada entrada é relativa a uma família que dividem o mesmo tronco..
RAINHA POEDEIRA OU FISOGÁSTRICA: Realiza a postura de ovos férteis que dão origem a todas as castas (operária, rainha e macho). Fecundada por um único macho (Na Apis a rainha é fecundada por diversos Zangões).
OPERÁRIA: Grande mão-de-obra das colônias, são trabalhadoras e poedeiras (produzem machos). Nas operárias e nos machos a cor das abelhas novas é bem mais clara do que as mais velhas. Nestas fotos a operária está coletando barro, colocando-o em sua corbícula (espécie de expansão côncava que fica nas patas traseiras).
Macho da Abelha: Acasalam com as rainhas; se alimentam também nas flores (ao contrário dos zangões de Apis); trabalham com cerume e desidratam néctar; incubam células de cria e defendem o ninho. Possuem a antenas m
 
 
Pesquisar por:http://www.abelhaebonsai.com.br/abelhas/aiores do que as fêmeas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário